A lógica segundo a qual é preciso primeiro criar riqueza para depois a poder distribuir é falsa. Diz quem estuda estas coisas que desde 1993 a 2008 a riqueza das nações cresceu sempre... e a pobreza também!
Se é falso o argumento de que o combate à pobreza se faz pelo crescimento da riqueza, a qualquer custo, não deixa de ser verdadeiro que sem criação de riqueza não há a possibilidade de crescimento dos níveis de vida das pessoas. Portugal precisa de criar riqueza.
Entre os sectores que mais criam riqueza em Portugal está o turismo. Neste meses de Verão vamos ser visitados por muitos milhares de turistas. Cabe a quem pensa o turismo em grande escala pensar os factores que o favorecem em grande escala. Mas nós, a nosso nível, não poderemos fazer nada?
Claro que sim: acolhendo bem, usando simpatia, facilitando o acesso à visita de bens culturais (como as igrejas, por exemplo), tentando aceitar quem pensa diferente de nós, etc. Tudo isso é importante. Mas se nem isso conseguirmos, ao menos façamos uma coisa: não sujemos! Evitemos sujar os espaço belíssimos das nossas terras, para que quem chega tenha gosto em permanecer um pouco mais e fique com mais desejo de voltar. É o mínimo que podemos fazer para potenciar um dos sectores que mais riqueza cria em Portugal. Valeu?!
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário